O sofá é um item indispensável para a rotina de várias famílias! É nele que geralmente recebemos visitas, assistimos aquela maratona de séries e filmes no fim de semana, é nele que relaxamos para fazer uma leitura ou até mesmo tirar um cochilo depois do almoço de domingo.

E com a frequência de uso do sofá, é comum o aparecimento de sujeiras, manchas e até mesmo podem acontecer acidentes com derramamentos de líquidos e comidas. Nesses momentos, é comum tentarmos limpar de modo caseiro essas manchas, porém com a escolha dos produtos errados, a quantidade errada, o problema acaba dobrando de tamanho em vez de ser solucionado.

Por esse motivo, a Geral Clean vai resumir neste artigo algumas dicas para você limpar o seu sofá da maneira correta, sem causar danos ao mesmo. Vamos lá?

Primeiramente, é indispensável lembrar a importância de testar qualquer produto ou receita caseira em uma área menor do estofado, antes de aplicar em toda sua superfície.

Antes de começar a limpeza do seu sofá, é importante dar atenção à superfície do mesmo.

Remova o excesso de poeira com aspirador

Como dito anteriormente o sofá é utilizado no dia a dia para atividades de relaxamento e lazer, e consequentemente além da poeira do ambiente que pode ser acumulada, restos de comida podem ser encontrados na superfície do sofá.

E para retirar essas sujeiras, use o aspirador de pó!

Para não ter o acúmulo de sujeiras e nem o aparecimento de ácaros, use o aspirador principalmente nas frestas e costuras do sofá. E caso ele possua almofadas, retire-as e passe o aspirador por toda a extensão delas!

Pronto, já começamos a limpeza do sofá. Agora é importante saber qual o tipo de limpeza é ideal para o seu estofado! Podemos separar as limpezas em duas categorias: a limpeza a seco e a úmida.

Qual a limpeza ideal para o seu sofá?

O tipo de limpeza que você vai realizar no seu sofá, depende diretamente do tipo de material que reveste o estofado. A variedade é grande, temos: couro, algodão, camurça, linho, veludo, entre outros. E é muito fácil confundir na hora de escolher qual tipo de produto utilizar. Por isso uma dica infalível, é sempre consultar a etiqueta com os símbolos de instrução de limpeza, encontrados na parte inferior do sofá:

  • Símbolo P: Significa processo de lavagem a seco, que pode ser feita utilizando pano seco;
  • Símbolo W: Significa processo de lavagem a úmido, que é, geralmente, a mais comum. Se utiliza água, vinagre, detergente, e outros líquidos específicos;
  • Símbolo F: Significa lavagem a seco profissional. É recomendado procurar uma empresa especializada na limpeza de sofá.

Limpando o sofá

Para estofados de materiais delicados, como couro, camurça e veludo ou para estofados que necessitam da limpeza a seco, o recomendado é procurar uma empresa profissional e não arriscar com receitas caseiras. A Geral Clean é uma empresa especializada no segmento de higienização e limpeza de diferentes tipos de estofados. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse esse link.

Para limpar o sofá você vai precisar de: aspirador, água, sabão de coco (líquido) e escova de cerda macia.

1º Após retirar todos os itens que estão sobre o estofado do sofá e passar o aspirador como demonstrado anteriormente, você vai criar a solução para fazer a limpeza do estofado: misture uma colher (de sopa) do sabão líquido de coco em um recipiente com água morna;

2º Com a escova de cerdas macias, aplique a solução que você criou anteriormente sobre o estofado, e esfregue sem força. Caso toda a sujeira não saia na primeira lavagem, repita o processo da aplicação, com cuidado para não molhar muito o tecido;

3º Após esfregar a superfície do sofá, remova a água com o aspirador.

Retirando manchas do seu estofado

Para retirar manchas do seu estofado você vai precisar de: água morna, detergente neutro, pano seco, escova de cerdas macias e batedor de ovos (fue).

1º Você vai criar a solução para fazer a limpeza da mancha, para isso dilua o detergente neutro na água morna, lembrando que a medida da água e do detergente, é de acordo com o tamanho da mancha no estofado. Logo após, use o batedor de ovos, para misturar a água e o detergente até que se forme uma espuma;

2º Aplique a espuma sobre a superfície manchada do sofá, e com a escova de cerdas macias esfregue suavemente até que a mancha saia;

3º Com o pano úmido, remova o excesso da espuma do seu estofado, e logo após finalizar a limpeza com o pano seco, para absorver o restante da solução.

Durante a limpeza do seus estofados evite usar produtos que tenham na sua composição cloro e álcool. Também não utilize o sabão em pó e água sanitária. Esses tipos de produtos podem causar danos irreparáveis ao seu estofado.

Uma solução infalível para limpeza de sofá

A Geral Clean é especialista na limpeza de estofados em geral! Nosso processo de lavagem semi-seco é feito por uma equipe profissionalizada. Com equipamentos adequados que removem sujeira, manchas de líquidos, poeira e pelos de animais, maus odores, fungos, ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde, garantindo revitalização e boa aparência do sofá.

Não se arrisque na limpeza caseira, você pode confiar na Geral Clean!

Os produtos utilizados, específicos para tecidos, carpetes e tapetes, seguem os mais altos padrões de qualidade e registros exigidos pela ANVISA. Por serem antialérgicos e biodegradáveis, não prejudicam o meio ambiente nem a saúde da sua família e animais domésticos.

Faça sua limpeza agora mesmo com a Geral Clean.

WhatsApp chat