Dicas para manter o sofá limpo

Para o sofá ficar bonito e durar bastante tempo, é preciso seguir algumas dicas de limpeza. Confira:

Limpeza básica deve ser feita toda semana

Além do sempre útil aspirador de pó, semanalmente você também pode misturar 280 ml de vinagre branco em 1 litro de água morna, umedecer um pano e passar sobre o sofá de tecido. Depois, esfregue outro paninho seco (para retirar o excesso de umidade) ou espere secar. Não exponha ao sol para não estragar o sofá.

Se o móvel for de couro ou materiais semelhantes, passe toda semana um pedaço de tecido levemente umedecido com água ou lustra-móveis. Faça isso toda semana e, a cada três meses, use silicone líquido ou vaselina para conservar o revestimento e preservar o brilho.

Manta e capa: salvação para casas com crianças e bichos

Gatos e cachorros soltam pelo e podem arranhar o móvel com a unha ou até mesmo fazer xixi. Já os pequenos costumam derrubar comida e bebida. Para evitar problemas, aposte em mantas e capas: são bem fáceis de lavar e, quando o tecido esgarçar, basta trocá-las, o que é muito mais barato que um sofá novo. As mais indicadas são as de brim, sarja ou denim, tecidos bem leves e sofisticados.

Sujou com gordura?! Tem solução!

Raspe cuidadosamente (se possível, com uma espátula emborrachada) qualquer sujeira que tenha ficado ali – pedaços de chocolate, restos de comida ou de molhos, por exemplo. Depois, passe aspirador em todo o sofá e aplique uma mistura de 2 colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna. Mexa até formar espuma e vá esfregando o sofá somente com essa espuma e uma esponja macia. Enxágue a bucha e troque a água à medida que ficar suja.

Limpeza profissional

Nem sempre, dicas encontradas na internet podem auxiliar na limpeza do seu sofá, podendo, inclusive, piorar a situação. O melhor é contratar uma limpeza de sofá profissional, para garantir higienização correta com produtos que não danificam o estofado.

Impermeabilize seu sofá

O serviço aumenta bastante a vida útil de sofás e poltronas. Os benefícios costumam justificar o investimento, já que, dependendo do que cair no assento e da demora para a limpeza, o dano pode ser irreversível. A aplicação de produtos que bloqueiam os poros do tecido, protegendo-o de líquidos (aquosos ou oleosos), deve ser repetida anualmente.

Se gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro das novidades!

Compartilhe com seus amigos