Cuidados com seu tapete

Tudo certo com a casa. Sofá arrumado, quadros dispostos nos lugares bonitos… até que você olha para o tapete e percebe aquela mancha imensa e escura. E o que é pior… você vai receber visita neste momento. Chato, não é mesmo? Pensando nisso, a Geral Clean preparou algumas dicas para você cuidar melhor do seu tapete, para evitar que problemas assim aconteçam. Confira:

Limpeza

Para a limpeza diária, use aspirador de pó ou uma escova macia. Escove no sentido natural do pelo, para não danificá-lo – exceto o carpete, que pode ser aspirado em todos os sentidos.

Caso caia algum líquido ou comida, enxugue com um pano branco e seco ou papel absorvente. Pressione a área afetada várias vezes e não faça movimentos circulares para que a sujeira não se espalhe. Em seguida, misture, em uma vasilha, água e detergente neutro bem diluído – uma colher de chá para cada litro de água. Borrife suavemente a solução com a ajuda de um spray e absorva com outro pano branco e seco ou toalha de papel. Em seguida, borrife água limpa e seque. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias.

Lave-o com produtos apropriados para limpeza de tapetes e carpetes. Na ausência desses produtos, utilize sabão neutro.

Nunca use alvejante à base de cloro, ok?

Além disso, duas vezes ao ano, pelo menos, limpe o tapete e o deixe em local seco e arejado por quatro horas. Isso ajuda a eliminar fungos e ácaros, que fazem mal para a saúde.

Conserve

  • Não submeta o tapete à luz ou calor intensos, principalmente os coloridos. Isso evita o aparecimento de manchas.
  • Quando precisar guardá-lo, nunca o dobre.
  • Deve-se enrolar o tapete com um produto antitraça.
  • Mude a posição do tapete pelo menos duas vezes por ano.
  • Assim haverá um equilíbrio no desgaste.
  • Para que o seu tapete dure mais e permaneça limpo por mais tempo, impermeabilize-o.

Cuidados especiais

Couro: Tapetes de couro não devem ficar expostos ao sol e à claridade intensa.

Sisal: Os de fibras, como sisal, são excelentes para quem sofre com alergias, pois a poeira não penetra no material. Apesar de resistente, o material não resiste à umidade. Se algum líquido cair, remova o excesso, sem fazer pressão ou esfregar. Passe um pano úmido com água e detergente neutro e seque bem com o secador.

Carpete: Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Lembre-se de deixar o local bem arejado.

Tapetes de pele: Evite usar equipamentos de limpeza a vapor e não use o tapete em locais de muito movimento. Use o aspirador apenas no sentido do pelo.

Lembre-se: a melhor maneira de conservar e limpar o tapete é seguir as dicas do fabricante.

Mais qualidade com um profissional

Além de todas essas dicas, temos mais uma super importante: é recomendado uma limpeza com profissionais pelo menos duas vezes ao ano. Isso porque são utilizados produtos específicos que eliminam poeira e fungos profundamente.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre esse assunto, fale conosco!

Compartilhe com seus amigos