O carpete é uma forma elegante e prática de deixar um cômodo mais bonito. Isso por causa das variadas cores e texturas que ele pode ter e também por causa dos variados tamanhos, podendo revestir o soalho de um ou mais cômodos. Porém, por serem feitos de tecido e estarem constantemente expostos a ações externas, o carpete pode adquirir manchas muito facilmente.

Essas manchas muitas vezes podem ser causadas pelas sujeiras da sola de um sapato, pelas patas dos animais, e em casos mais trágicos urina dos animais domésticos. Essas manchas também podem ser causadas por derramamento de comidas e bebidas como sucos, vinhos e refrigerantes. E pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar você no momento em que manchas começarem a aparecer no seu carpete.

Em caso de manchas causadas por animais

É inevitável, qualquer animal de estimação pode confundir o local correto de urinar, e neste momento não se desespere, existe uma maneira de retirar a mancha da urina do seu carpete. Primeiro passo é borrifar uma boa quantidade de água sobre a urina, e com o papel toalha ou com um pano de sua preferência retirar o excesso da urina. Em seguida utilize uma bucha ou escova, de preferência com um material mais leve, para esfregar com detergente neutro ou sabão de coco sobre o local urinado.

Importante lembrar que essa fórmula só irá funcionar caso a urina ainda não tenha secado, caso contrário, será necessário consultar um serviço profissionalizado para retirar de fato a mancha do carpete.

Lembrando que a melhor maneira de se livrar das manchas no carpete causadas por animais, é ensinando aos mesmos que o carpete não é o local adequado para ele fazer suas necessidades ou brincar. E caso você tenha carpete em casa e deseja ou já tenha gatos em casa, o recomendado é comprar um arranhador, para que o gato não use o carpete para afiar as unhas.

Em caso de manchas causadas por comidas ou bebidas

É comum acontecer o derramamento de algum alimento no carpete, geralmente isso ocorre durante ocasiões especiais como um jantar com a família ou quando você reúne os amigos para assistir um filme.

Para as manchas causadas por alimentos e bebidas o recomendado é usar apenas água. O ideal é ir borrifando água sobre o local da mancha e ir esfregando levemente com um pano ou com uma bucha até que a mancha se desintegre e saia por completo do carpete. E caso a mancha não saia o recomendado é consultar uma empresa especializada em serviços de limpeza de carpetes, pois provavelmente será necessária uma limpeza mais profunda do carpete.

Em caso de manchas causadas por tintas

Não é um dos casos mais comuns, mas pode acontecer caso você tenha crianças em casa ou até mesmo tenha uma profissão que seja necessário o uso de materiais artísticos. Para manchas causadas por tintas, canetas, lápis de cor, carvão de desenho ou outro material derivado desses, o recomendado é utilizar o papel mata-borrão.

O papel mata-borrão é um material muito absorvente, sua composição é desenvolvida para absorver o excesso de substâncias líquidas como tintas e óleos da superfície de outros objetos. Para aplicar é simples, coloque o papel mata-borrão sobre a mancha do carpete e com o ferro em temperatura mediana pressione até que a mancha seja totalmente absorvida pelo papel.

Em caso de manchas no carpete causadas pelo tempo de uso

O carpete por ser um revestimento do soalho, é constantemente exposto a micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde ou a sujeiras que podem se acumular com o tempo. Por esse motivo é muito comum que o carpete comece a desenvolver manchas na sua superfície, e nesses casos o recomendado é consultar uma empresa profissionalizada em limpeza de carpetes.

A Geral Clean é especialista em limpeza de carpetes, e para saber mais sobre o nosso serviço basta entrar em contato. E caso queira mais dicas de como cuidar dos carpetes e estofados da sua casa, basta acessar nosso blog.

WhatsApp chat