8 Dicas de Como Limpar o Seu Banheiro

É sempre bom enfatizar que a limpeza do banheiro é uma questão não só de higiene, mas também de saúde e bem-estar da sua família! O banheiro é um dos cômodos mais usados e mais importantes da casa, algumas atividades essenciais do nosso dia a dia dependem especialmente do banheiro, e por isso, ele também é o cômodo que mais tem tendência a ficar sujo. Apesar de pequenos no espaço, os banheiros geralmente são os menores cômodos da casa, e contraditoriamente, são o que mais exigem esforço no momento de realizar a limpeza. Isso porque é preciso atenção para fazer a higienização dos seus componentes de forma correta, sem deixar odores ou manchas para trás. E em vista disso, a Geral Clean vai ajudar você com oito dicas bem práticas de como limpar o banheiro.

Não Misture a Limpeza do Vaso com a do Banheiro

A primeira dica é em relação à limpeza do vaso sanitário. Para limpar o vaso, não precisa de muitas ferramentas, apenas uma luva, uma escova própria para o vaso ou uma bucha grande, detergente e água sanitária. Mas atenção, os itens utilizados para limpar o vaso, devem ser restritos a ele, de forma alguma use os itens que usou para lavar o vaso, para esfregar ou limpar outras partes do banheiro, e vice-versa. Assim você evita a proliferação de bactérias de um lugar para outro, e previne futuros problemas de saúde de quem utiliza o banheiro. O segredo no momento da limpeza do vaso, é não deixar de esfregar os cantinhos do vaso, use o detergente ou pode optar também por algum produto multiuso de sua preferência. Depois de esfregar o vaso, aplique um copo de água sanitária no vaso, para fazer eliminar as bactérias que podem ter acumulado durante o uso do mesmo.

Para Limpar as Pias

As pias e ralos também são itens importantes para fazer a limpeza. Nesse, porém você deve tomar cuidado com os produtos que são utilizados, lembre-se de usar uma bucha diferente da que usou para a limpeza do vaso, e não aplicar cloros ou químicas ácidas sobre a pia.

Esfregue bem a pia com água e detergente ou algum produto multiuso de sua preferência, e depois de retirar todo o grosso da sujeira, repita o processo para certificar que não restou nenhuma sujeira sobre a pia. E para finalizar a higienização, o recomendado é passar um pouco de álcool em gel, para eliminar bactérias que podem estar sobre a pia.

8 Dicas de Como Limpar o Seu Banheiro

Um pouco de improviso para limpar os ralos

A limpeza dos ralos do banheiro têm muito segredo! Você pode improvisar com as escovas de mamadeira ou as mini-escovas de vaso para obter um resultado mais satisfatório e alcançar as sujeiras mais difíceis. E da mesma forma que para pia, esfregue o interior do ralo com água e detergente e faça o enxágue.

Para limpar o box de vidro

A limpeza do box deve ser feita de acordo com o tempo de uso. Se você está a mais de uma semana sem lavar o box, o recomendado é que você faça uma limpeza mais intensa para eliminar o acúmulo de gorduras e manchas do vidro do box. Essa limpeza pode ser feita com uma bucha macia, detergente neutro, e um pouco de desengordurante para tirar as manchas do vidro.

Caso você utilize pouco o box do banheiro ou tenha o costume de sempre tirar o acúmulo de sujeiras do mesmo, o recomendado é só usar a água quente e detergente para eliminar as sujeiras que podem estar começando a acumular no box.

Uma dica é, se o seu box está com odores fortes, aplique o vinagre branco por todo o box e deixe agir por pelo menos 7 minutos, depois faça a limpeza normal, e enxague com água quente.

Para limpar as janelas do banheiro

Para limpar as janelas do banheiro não tem segredo, você pode utilizar os produtos multiuso que você já usa para fazer a limpeza das outras janelas da casa, ou optar em usar água e detergente neutro, e aplicar o álcool para tirar as possíveis manchas do vidro.

Caso o seu banheiro tenha armários e plantas

Caso você tenha armários dentro do banheiro, a dica é ter todo o cuidado para não danificar o material do armário com produtos de limpeza inapropriados. Caso o seu armário seja de madeira ou MDF, evite usar água, sempre opte por produtos de limpeza que podem ser utilizados a seco, e não esqueça de aplicar bactericidas e inseticidas para evitar que baratas ou outros insetos se escondem dentro dos armários.

Os banheiros são ambientes úmidos, e por isso existe uma facilidade para armários e móveis de madeira mofarem, então para prevenção desses acontecimentos, a dica é aplicar vinagre de álcool no interior dos móveis.

E se você adota o feng shui para seu banheiro e utiliza nesse espaço plantas, a dica é não deixar de trocar a água dos vasos e por pelo menos uma vez na semana, levar a planta para um ambiente aberto.

8 Dicas de Como Limpar o Seu Banheiro

Para limpar os espelhos

Para os espelhos que ficam dentro dos banheiros o recomendado é fazer a limpeza completa, e não apenas a aplicação de produtos multiuso. Faça como na lavagem para o box, utilize detergente neutro e água, e aplique sobre o espelho com uma bucha macia, depois de esfregar, álcool em gel, para tirar as manchas e eliminar as bactérias que acumulam sobre o mesmo.

Deixe as paredes e pisos por último

E por último, mas não menos importante a limpeza dos azulejos das paredes e do piso do banheiro! Cuidado, antes de esfregar ou jogar água sobre a superfície, certifique-se que você está calçado de chinelos ou botas antiderrapantes, para evitar acidentes durante a tarefa. Para essa limpeza você pode utilizar a vassoura e sabão em pó para retirar o excesso de sujeiras, e logo após aplicar o desengordurante para tirar as possíveis manchas do tempo de uso do banheiro.

Algumas pessoas tem o costume de aplicarem água sanitária nos pisos do banheiro, mas isso não é recomendado, pois pode causar alergias na pele.

Para mais dicas basta acompanhar a Geral Clean na página do Facebook ou no perfil do Instagram.

WhatsApp chat