5 Dicas Para Você Lavar Cobertas e Cobertores Antialérgicos

As cobertas são itens essenciais para ter um sono agradável e confortável, aliás, o inverno começa logo ali em Junho, e nada melhor do que um cobertor quentinho não é mesmo?

Durante as épocas mais quentes do ano, costumamos deixar os cobertores guardados em armários, por não serem necessários. Porém, nesse tempo em que estão guardados, eles acabam acumulando poeiras e outras sujeiras, e para evitar que seu cobertor estrague ou ele não fique limpinho antes do frio chegar, separamos algumas dicas para ajudar você a lavar o seu cobertor.

Antes de começar a lavagem do seu cobertor, leia atentamente as orientações que contém na etiqueta do mesmo, elas são essenciais para que você não faça nada que possa prejudicar o preenchimento do cobertor. Após ver o que pode e não pode ser feito com o seu cobertor ou edredom, vamos para as nossas dicas.

1º Dica: Sempre Use Água Gelada Para Lavar as Cobertas

Essa dica está voltada para as pessoas que lavam as cobertas e cobertores à mão. Apesar de incomum, isso pode acontecer, em casos como cobertores infantis que não podem ser lavados em máquinas de lavar ou em tanquinhos. Na lavagem manual, de forma alguma aplique água fervente ou morna sobre os cobertores, sempre use a água gelada.

E porque isso? Simples, boa parte dos cobertores são feitos de algodão ou materiais que contém uma porcentagem de algodão, e esse tipo de tecido exposto a altas de temperaturas pode acabar encolhendo. Sem contar o fato de que a água quente também pode estragar o preenchimento do cobertor ou do edredom.

2º Dica: Sabão de Coco ou Líquido

Essa dica é simplesmente para deixar a lavagem prática e evitar o desperdício de água. Os sabonetes líquidos ou o sabonetes de coco são produtos mais simples de remover durante o enxágue do cobertor.

3º Dica: Cuidado Com os Amaciantes ou Perfumes

Quando vamos lavar cobertas, temos que lembrar que esses itens ficam em contato com o nosso corpo constantemente, então é necessário ter cautela no momento de aplicar alguns produtos químicos. O uso de amaciantes e perfumes não é recomendado, pois eles podem causar problemas de respiração durante o sono ou alergias na pele, mas caso você ainda assim queira aplicar esses produtos, use em pouca quantidade e certifique-se de que você não tenha alergia aos componentes do produto aplicado.

4º Dica: Na hora de Secar

Atenção no momento de secar as cobertas! Alguns edredons e cobertores não podem ser levados às secadoras, por motivos de não serem feitos para aguentar altas temperaturas, então, mais uma vez, não deixe de checar a etiqueta dos mesmos.

Caso o seu cobertor possa ser secado em secadoras, use a temperatura indicada e nunca tente acelerar o processo com temperaturas mais altas do que o indicado. Outro detalhe, ao colocar o cobertor na máquina de secagem, não esqueça de virar o mesmo de 30 em 30 minutos, para que não fiquem partes molhadas.

Se for secar ao ar livre, não é necessário o cobertor ficar exposto diretamente ao Sol, as altas temperaturas do sol, além de danificar as fibras do material do tecido, podem acabar encolhendo o tamanho do mesmo.

5º Dica: Para Guardar o Cobertor

A primeira regra para guardar o cobertor, é não guardar o mesmo úmido ou em lugares que tenham contato com umidade, isso pode causar uma infestação de mofo no seu cobertor.

Ficou com preguiça de lavar o seu cobertor? Você também pode consultar lavanderias especializadas nesse tipo de lavagem. E quer saber mais, no inverno não basta apenas um cobertor limpo, o colchão limpinho também é importante, não só para saúde do sono, como também para o seu conforto e comodidade na hora do seu descanso, quer saber mais sobre a limpeza de colchões acesse esse link. E para mais dicas, basta ficar ligado no Facebook da Geral Clean.

WhatsApp chat