Usar cortinas em casa não só agrega para a elegância da casa, mas também vários fatores, como a proteção de móveis e pinturas contra o sol, o balanço de luz em alguns cômodos e também a proteção contra o excesso de poeira vinda pelo ar. E nesse meio existem diferentes tipos de cortina, e hoje vamos falar sobre as cortinas de pano.

Quando falamos em cortinas é necessário saber que a lavagem da mesma é essencial para manter a sua beleza e sua funcionalidade. Até porque a lavagem da cortina evita o acúmulo de sujeira, o surgimento de mofos ou até mesmo previne o ressecamento e desgaste do pano.

Em vista disso, nos dá Geral Clean, vamos ajudar você com algumas dicas de como limpar suas cortinas de tecido.

Antes de lavar não deixe de tirar o acúmulo de sujeiras

Após remover a cortina do mastro, e retirar todos os seus acessórios, é importante que você realize uma pré-limpeza na cortina. Essa limpeza tem o objetivo de retirar o acúmulo de sujeiras da cortina para que durante a lavagem não tenha riscos dessas sujeiras gerarem alguma mancha ou dano ao tecido.

Essa limpeza não é complexa, apenas passe sobre o tecido o aspirador de pó, de preferência com o bico com escova, ou você pode utilizar o espanador.  

Limpando os acessórios da cortina

Comece a limpeza das cortinas pelos acessórios. A limpeza dos acessórios não é complicada, para as peças que são de acrílico ou feitas de algum metal, apenas retire o excesso de poeira com um pano umedecido ou espanador.

Já para os trilhos e argolas você pode optar pelos produtos multiuso ou o aspirador em pó para tirar as sujeiras mais difíceis de alcançar nos trilhos. E para as estruturas de madeira, use apenas o espanador para tirar a poeira. Lembre-se de hidratar as estruturas de madeira com óleo ou produtos específicos, para que a mesma não resseque com a exposição ao sol.

Lavando a cortina

Antes de colocar a cortina para lavar, é importante ter atenção aos detalhes de cada tipo de tecido. Alguns tecidos são mais delicados do que outros, e alguns tecidos têm mais facilidade para serem manchados do que outros. Por isso, a primeira dica é sempre lavar apenas as cortinas e não misturá-las com nenhum outro tipo de tecido dentro da máquina de lavar.

As cortinas de algodão, voile ou poliéster, podem ser lavadas na máquina, mas fique atento aos produtos que você irá usar na lavagem. O recomendado é utilizar sabão neutro ou sabão de coco, e sempre deixar as cortinas secarem em um ambiente fresco, nunca diretamente em contato com o sol.

Para as cortinas feitas de renda, que são tecidos mais delicados, você pode lavar na máquina, mas sem usar o módulo de centrifugação, para evitar o desmanche do tecido, e também usando apenas sabão neutro ou sabão de coco.

Já para a lavagem das cortinas de seda, linha e veludo, não é recomendado que você lave por conta própria. Esses tecidos precisam de cuidados mais específicos para não serem danificados, e nesses casos o indicado é consultar um serviço especializado. Caso opte lavar por contra própria, use sempre escovas macias para limpar as cortinas e sabonete neutro.

Achou complicado lavar suas cortinas? Não se preocupe, a Geral Clean oferece esse serviço, e você pode fazer o seu orçamento agora mesmo! E para mais dicas fique atento à nossa página no Facebook.

WhatsApp chat