Você sabe como lavar seus panos de prato? Vamos te explicar com sete dicas bem práticas para deixar os seus panos branquinhos novamente. 

Os panos de prato tem várias utilidades dentro da cozinha: secar as louças, apoio para panelas quentes, limpar vasilhas e por esse motivo os mesmos têm tendência a ficarem amarelados e encardidos com o tempo de uso, além de serem um local propício para o desenvolvimento de agentes causadores de doenças, como fungos e bactérias. 

Eles por estarem em contato constante com a umidade e diversos resíduos diferentes de alimentos, a proliferação de microorganismos é certeira, podendo prejudicar a sua saúde e contaminando os alimentos e louças da sua casa.

Para você ter uma ideia do risco, uma pesquisa realizada pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), demonstrou que a pia da cozinha contém 100 mil vezes mais germes do que o banheiro.

Por esse motivo, a Geral Clean separou essas sete dicas para ajudar você a limpar seu pano de prato da maneira correta. Vamos lá? 

Bicarbonato e Vinagre são Seus Melhores Amigos

O bicarbonato de sódio e o vinagre são produtos poderosos de limpeza. Com capacidade de remover manchas, esses dois produtos reunidos são a fórmula perfeita de como desencardir pano de prato. Além de clarear, os produtos ainda eliminam os microrganismos nocivos à saúde e dissolvem a gordura.

Uma Lavagem Rápida com Água Quente e Detergente

Essa dica é para quem deseja retirar o excesso de gordura dos panos de prato. É simples e rápida, você só vai precisar de detergente e água quente, de acordo com a quantidade de panos de prato que vai utilizar. 

Coloque dentro de um recipiente os panos de prato e o detergente. Após aplique a água quente e deixe de molho por alguns minutos, depois basta esfregar o pano de parto e as manchas e excesso de gordura sairão facilmente. 

Tenha cuidado para não queimar as mãos no momento de esfregar o pano de prato. 

Desencardindo o Pano de Prato Branco 

Como nessa dica vamos utilizar água sanitária, ela não é válida para panos de prato com estampas ou pinturas, pois a água sanitária tem poder alvejante, e pode acabar danificando o seu pano de prato. 

Se o seu prato ficou amarelado com o tempo de uso e apenas a lavagem comum com sabão em pó, não é necessário jogá-lo fora! Você pode optar por uma solução de limpeza mais potente utilizando a água sanitária. 

Para isso você vai precisar de um balde de água, água sanitária e um pouco de sabão em pó. Juntando todos esses ingredientes dentro do balde, basta mergulhar o pano de prato na solução e deixá-lo de molho por pelo menos 4h. 

Depois dessa lavagem, basta enxaguar o pano de prato e deixá-lo secar naturalmente. 

Usando o Limão para Tirar Manchas

O limão também pode ser um grande aliado na remoção de manchas dos panos de pratos. Nesta dica, você vai precisar de uma panela funda com água, detergente e rodelas de limão.

Na panela você irá juntar todos os ingredientes. Após a água começar a ferver, adicione o pano de prato. O ideal é deixar ferver por 10 minutos, e depois fazer o enxágue normal com sabão e água para retirar o cheiro de limão do pano. 

O resultado é incrível, além de remover as manchas e também o amarelado do seu pano de prato, você ainda vai se livrar das bactérias e fungos.

Utilizando Água Oxigenada 

Além das dicas acima você pode optar em utilizar a água oxigenada para limpar seus panos de prato. Aplique a água oxigenada 10 volumes sobre as manchas. Caso o pano esteja todo amarelado, aplique sobre toda a extensão.

É importante que o pano esteja seco antes dessa aplicação. Agora, é só esfregar para iniciar a remoção das manchas. Depois, dissolva sabão em pó em um litro de água e deixe o pano de molho por cerca de duas horas. Esfregue bem, enxágue com água corrente e deixe secar naturalmente.

Alguns Cuidados Extras com os Panos de Pratos

Assim como toalhas para mão e esponjas, os panos de prato precisam ser trocados regularmente. Como dito anteriormente por serem utilizados com regularidade, eles possuem facilidade em acumular sujeiras e proliferar o aparecimento de bactérias ou fungos.

No caso dos panos de prato, o recomendado é lavar o mesmo de 5 em 5 dias. com uma das dicas acima, e lembre-se, após as lavagens não guarde os panos de prato até os mesmos estarem completamente secos. 

E muito mais

A Geral Clean é especialista na limpeza de artigos de casa, limpamos carpetes, tapetes, sofás e muito mais. Conheça nossos serviços e fique sempre de olho em nossas dicas!

WhatsApp chat