A faxina da casa envolve várias etapas: varrer o chão e passar pano, limpar as paredes do excesso de poeira e das teias de aranha que podem formar, a limpeza dos móveis e também a limpeza dos itens decorações de casa.

esses itens na maioria das vezes são feitas de materiais delicados e podem acabar sendo um agravante durante a limpeza de casa. Os pequenos enfeites, desde bonecos colecionáveis até vasos de plantas, muitas vezes são deixados de fora da faxina por serem difíceis de limpar.

E pensando nessa dificuldade, a Geral Clean separou algumas instruções para ajudar você a limpar com menos dificuldade esses itens de casa.

Para limpar as decorações de porcelana ou material equivalente

As decorações de porcelana são uma das mais delicadas que devemos ter toda atenção no momento de fazer a limpeza, pois qualquer tombo ou qualquer material de limpeza pode danificar ou manchar a sua peça. Então, atenção em dose dupla para as peças de porcelana!

Para limpar peças que não são tingidas, o recomendado é você utilizar apenas a bucha macia, detergente neutro e um pano seco para secar toda a peça. Se a decoração de porcelana for tingida, use apenas água para fazer limpeza, evitando qualquer problema com a tintura.  

E caso a peça já esteja manchada, evite usar alvejantes ou outros produtos com químicas fortes, pois esses podem danificar o esmalte da sua porcelana. Opte em aplicar bicarbonato de sódio até que a mancha seja eliminada da porcelana.

Para limpar as decorações de vidro ou material equivalente

Esse tipo de material também exige uma certa delicadeza, apesar de existirem vidros mais resistentes a queda e a arranhões, todo cuidado é válido para não danificar a decoração. Para limpar as peças mais sujas com gorduras e excesso de poeira, o recomendado é usar água, detergente e a parte macia da bucha, e álcool em gel para manter o vidro sem manchas.

Caso não queira usar detergente e o álcool em gel, você pode optar por usar produtos multiuso para realizar a limpeza. Apenas tenha atenção em verificar se o produto adquirido pode ser utilizado no tipo de vidro da sua decoração, como por exemplo, os vidros temperados não podem estar em contato com produtos ácidos.  

Já se as peças forem menores e acumularem menos sujeira, use apenas o pano úmido ou o espanador para retirar a sujeira.

Para limpar peças colecionáveis de madeira, plástico e outros materiais

Para limpar as decorações que são parte de alguma coleção de objetos não é recomendado correr muitos riscos, utilizando produtos que não são feitos para esse tipo de limpeza. O recomendado para os colecionáveis feitos de materiais que podem enferrujar ou apodrecer, como metal, madeira, MDF ou alumínio, é apenas usar o álcool em gel ou espanador fino. Já os colecionáveis que envolvem alguma tintura o recomendado é apenas usar o espanador e o pano úmido nos casos de acúmulo de sujeira.

Se você possui algum boneco ou escultura colecionável feito de materiais artísticos como gesso ou argila, o recomendado é somente retirar a poeira com o espanador fino. E em casos de acúmulo de sujeira, o recomendado é levar ao profissional de restauração, para realizar essa limpeza.  

E para mais dicas de limpeza, curta nossa página do Facebook ou siga nosso perfil no Instagram.

WhatsApp chat